Você não adicionou nenhum item ao seu pedido

Total: R$ 0,00

em 27 Abr
  • Categoria: Mercado e Tendências

Para alguns, o café é apenas uma bebida do dia a dia. Porém, a cada dia cresce mais o número de pessoas que o consideram uma explosão de sabor e aroma em cada gole. É um ritual de prazer e bem estar, que passou a ser incorporado na rotina.


Pensando neste público e em oferecer o que tem de melhor do café no Brasil para os apreciadores de cafés especiais, a Essenza Cafés, da Brasitália, lança a linha especial Essências do Brasil. Serão edições limitadas, de poucas unidades e todas de microlotes, de cafés vindos da Mantiqueira de Minas, Cerrado Mineiro e Região das Matas – alto caparaó, além de outras regiões de Minas Gerais, Espírito santo, Paraná e São Paulo, reconhecidas como as melhores produtoras do país.


O primeiro café da linha Essências do Brasil à disposição do consumidor, vem da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de Carmo de Minas, na Serra da Mantiqueira: produzido a 1100 metros de altitude, é 100% Arábica e da variedade Catuaí Amarelo. Pelo sabor e aroma proporcionados pela torra média, tem nota 85 na classificação de cafés especiais da SCA (seguindo a Metodologia de Avaliação Sensorial da Specialty Coffee Association).


Todos os cafés da nova linha Essências do Brasil podem ser preparados em diferentes métodos (filtrado, V60, aeropress, french press, moka, espresso, etc.) e podem ser feitos em casa, proporcionando uma experiência singular. Você encontra estas edições direto no Empório Brasitália no centro de Chapecó, ou na loja virtual da Brasitália.

Mas o que torna um café especial?


Apesar de seu uma bebida bastante democrática, agradando diversos paladares, é preciso considerar que para ser, de fato, especial, o café precisa atender alguns importantes requisitos.


Como você percebeu acima, citamos vários conceitos - pontuação, classificação, microlote, variedade, etc. - que estão ligados a um café especial ou de alta qualidade. Para que saiba exatamente o que considerar antes de comprar este tipo de grão, vamos relembrar algumas informações importantes.

Café especial


Cafés de alta qualidade ou especiais são produzidos em menor escala e de maneira artesanal/manual. Seguem padrões de qualidade diferenciados desde a colheita, processamento/secagem e torrefação. Mas, de forma resumida, podemos dizer que café especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos (até 100) na escala de pontuação da metodologia da SCA.


Saiba mais no artigo Cafés Especiais: aproveite todo o sabor dos grãos.

Microlote de Café


O conceito de microlote pode ser resumido como café em sua versão ultrassofisticada. De forma geral, um micro - ou até nano lote - oferece pequenas coleções de grãos, originados de uma produção cuidadosamente especializada.O produto é idealizado para se tornar um convite ao paladar e, por isso mesmo, vem se tornando cada vez mais disputado entre os amantes da bebida.


Entenda por que um microlote de café traz uma experiência única no artigo O que é um microlote de café?

Terroir de Café


Este conceito está diretamente ligado a uma café especial, pois está relacionado ao plantio do fruto do café. O terroir trata da combinação entre diferentes elementos de uma região, que vão definir o perfil sensorial do grão a ser colhido. Entre elas, podemos citar as variáveis naturais de um local, como por exemplo: a quantidade, velocidade e temperatura dos ventos; a distribuição das chuvas ao longo do ano; as variações de temperatura ao longo do dia; a umidade do ar e a incidência solar; a acidez do solo, etc. Vale destacar também que, até em uma mesma fazenda, podem ser produzidos grãos bem diferentes, pois podem estar em uma face diferente de terra.


Entenda melhor lendo o artigo O que é terroir de café?

Catuaí Amarelo


Os grãos amarelos estão bastante presentes quando se trata de cafés especiais. O Catuaí Amarelo, é suave e com acidez média, com sabor cítrico e frutado. É plantado em altitudes mais altas e com temperaturas médias, entre 18 a 22ºC, permitindo que o grão absorva melhor os açúcares naturais durante o processo de maturação. Vem das regiões da Mantiqueira e Sul de Minas Gerais.


Aqui neste outro artigo tem tudo o que você precisa saber sobre cafés amarelos.


Continue acompanhando a Brasitália, aqui no blog nas redes sociais - Instagram e Facebook. Todos os dias tem dicas super legais para você se tornar um expert no assunto.


Compartilhe:

Comentários ()

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro.

Escreva seu Comentário