Você não adicionou nenhum item ao seu pedido

Total: R$ 0,00

em 06 Nov
  • Categoria: Diversos

O componente psicoativo central do café é a cafeína. Ela proporciona uma melhora na performance cognitiva e psicomotora, como: aumento da energia, concentração, desempenho em tarefas simples, vigilância auditiva, tempo de retenção visual e a diminuição da sonolência e do cansaço.


O principal mecanismo de ação da cafeína no nosso organismo acontece devido à sua similaridade estrutural com a molécula de adenosina, que ajuda a dormir. Com a ingestão de cafeína, os receptores dessa substância confundem as duas, fazendo com que a pessoa permaneça ativa por mais tempo.


Além disso, a cafeína auxilia no alívio das dores de cabeça, pois reflete as suas propriedades vasoconstritoras a nível central. Nas cefaleias, como as de tensão, a cafeína parece ter também um papel ativo no alívio da dor, sendo o efeito dependente da dose ingerida.


De fato, a cafeína pode ser encontrada como adjuvante de várias preparações medicamentosas, frequentemente utilizadas no combate às dores de cabeça, e possui efeito analgésico por si só, além de potenciar também a ação de princípios ativos utilizados: como paracetamol, ácido acetilsalicílico e ibuprofeno. Todavia, neste tipo particular de cefaleias, não parecem ocorrer alterações vasculares, pelo que o efeito analgésico da cafeína poderá estar ligado a outros mecanismos, para além do efeito vasoconstritor cerebral da mesma.


Foi comprovado também que a cafeína pode ajudar a melhorar a memória — em casos como ter de lembrar listas de palavras e informações diretas. Uma pequena quantidade de cafeína pode também contribui positivamente com o humor das pessoas. Isso acontece porque, justamente por se relacionar com receptores, ela permite que a dopamina e a glutamina, outros estimulantes naturais produzidos pelo cérebro, circulam livremente, deixando o indivíduo mais alerta, menos entediado e proporcionando impulsos de humor.


Mas não esqueça que a qualidade do café interfere na lista de benefícios, prefira sempre café Arábica, como o café Essenza.
Com informações ABIC e Galileu

Compartilhe:

Comentários ()

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro.

Escreva seu Comentário