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em 02 Set
  • Categoria: Mercado e Tendências

O Dia do Cliente está se aproximando. A data, uma homenagem aos compradores, é no dia 15 de Setembro e é também uma oportunidade para estreitar os laços dessa parceria com a sua empresa de café.


Mas por que falar do Dia do Cliente? Porque a data vem ganhando cada vez mais popularidade. E não e só pelas vendas, que podem ser incrementadas nesse período com diversas ações de relacionamento e promoções.


A importância do cliente para os negócios é incontestável. Porém, para falar sobre uma homenagem a eles, é preciso entrar em questões como satisfação e experiência de compra. 


Um consumidor satisfeito torna-se fiel e menos suscetível a ser atraído pela concorrência. Mais do que isso, esse consumidor pode colaborar com a divulgação da sua marca com indicações do seu produto/serviço para amigos e familiares. 


Ou melhor ainda, referenciar positivamente sua empresa de café nas redes sociais, trazendo autoridade de marca, e claro, novos clientes.

A importância de oferecer uma boa experiência de compra e gerar satisfação


A fórmula é simples, sem cliente não há venda e sem venda não há motivo para a existência de uma empresa. Por isso você deve aproveitar essa data não somente para aumentar as suas vendas nesse dia específico, mas para fidelizar os clientes.


A experiência vivida pelo cliente durante uma compra tem mais valor do que você imagina. Cada vez mais os brasileiros prezam pela eficiência, praticidade e bom atendimento. 


Segundo o estudo Customers 2020, a experiência do consumidor será considerada como o diferenciador-chave das marcas até o ano de 2020, superando os fatores preço e produto. Além disso, consumidores consideram pagar mais por uma melhor experiência com as marcas que compram atualmente. (Fonte: RightNow Technologies).


Ou seja, para reter um cliente hoje em dia , é preciso oferecer um conjunto de vantagens que entreguem um custo-benefício que valha para o consumidor ser fiel à sua marca.


Isso irá criar uma afinidade que, consequentemente, abrirá portas para várias outras oportunidades de fazer negócio futuramente.

Mas, como valorizar e melhorar a experiência do cliente?


Como falamos, mais do que aumentar as vendas no Dia do Cliente, o objetivo é estabelecer um relacionamento de longo prazo com seus compradores. 


Ter essa visão é fundamental para garantir o crescimento sustentável do negócio. A Consultoria Bain & Co afirma que o aumento de 5% na retenção de clientes pode expandir a lucratividade de uma empresa em 75%.


Nesse contexto, o ponto-chave é proporcionar uma experiência de compra memorável. Inúmeras ações podem ajudar você nessa missão. 


A mais importante é dar um atendimento excepcional, que realmente cative o consumidor. Contar com uma operação agilizada também é bem visto pelo público.


Mais do que nunca, atender bem tem sido considerado um diferencial competitivo, independentemente do canal em que a interação acontece, seja no atendimento via chat, e-mail, telefone, presencialmente, etc. 


Mas, criar uma experiência positiva para o cliente vai muito além de prestar um bom atendimento.É preciso gerar um vínculo emocional, oferecendo a ele um sentimento positivo em cada uma das interações realizadas.


Neste ponto, um ambiente inovador e acolhedor, serviços diferenciados, a escolha dos produtos e conhecimento técnico para tirar dúvidas e esclarecer qualquer questão também merecem a devida atenção.


Em relação ao mercado consumidor de cafés especiais no Brasil, por exemplo, vale destacar que ele é composto por pessoas interessadas por novos métodos de preparo, origens e sustentabilidade. 


Este público está cada vez mais disposto a buscar aprendizado e a compartilhar com outros consumidores informações sobre o universo do café. 


Isso reforça a importância de ter atenção na escolha dos produtos, seja na escolha da matéria prima utilizada para preparar a bebida ou na utilização de diferentes métodos de extração do café.


Existe uma imensa variedade de café, porém selecionar as melhores opções, assim como inovar nos métodos de preparo é vai possibilitar que você ofereça experiências especiais a seus clientes. 


Além disso, esta é uma garantia de que o café será sempre preparado de forma correta, ou seja, a gosto do cliente e com sabor e aroma ainda mais acentuados.   


Vale lembrar que a se por um lado a escolha de bons produtos assegura a excelência no atendimento ao cliente, por outro pode impactar diretamente no preço do café ofertado. 


Assim, é importante avaliar que o que faz um consumidor pagar mais pelo seu produto ou serviço e continuar pagando por ele é a experiência positiva que ele terá com a sua empresa. 


Por isso, é preciso otimizar todos os seus processos operacionais para atender às necessidades dos clientes e gerar boas memórias ao longo de toda a jornada de compra.


Ao colocar o consumidor no centro da estratégia de negócio, certamente sua empresa não será apenas lembrada por seus clientes pela ótima experiência que oferece, mas também recomendada por eles.


Pense nisso!


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