Você não adicionou nenhum item ao seu pedido

Total: R$ 0,00

em 14 Jul
  • Categoria: Mercado e Tendências

Coffee bike, coffee truck, coffee cart, ou, simplesmente cafeteria móvel. A ideia já não é mais tão nova assim e já se expandiu pelo Brasil. Hoje é possível encontrar em diversas cidades este novo tipo de negócio do café, que é um verdadeiro charme. 


A ideia de negócio, além da praticidade e mobilidade, tem diversas vantagens. E é sobre elas que vamos falar neste artigo. E para você se inspirar, trouxemos também algumas ideias que estão dando certo pelo país e pelo mundo. Confira!

Por que vale a pena pensar em ter uma cafeteria móvel?


O primeiro grande benefício de ter uma cafeteria móvel é a mobilidade. Com isso, você pode levar seu negócio - café, seus produtos derivados e outros acompanhamentos - para qualquer parte da cidade, acessando diferentes perfis de clientes.


Este formato possibilita que o negócio circule por diversos bairros durante o dia, e o melhor, podendo deixar a estrutura em um local aberto, apenas aproveitando a circulação de pessoas. Um exemplo é levar a cafeteria móvel para um parque público, jardim botânico ou para uma avenida movimentada. 


Eventos públicos e privados também entram na lista de possibilidades: participe de feiras, shows, eventos corporativos, formaturas, casamentos, aniversários, entre outros.


Outro ponto a favor da cafeteria móvel é o valor do investimento: tende a ser bem menor facilitando ‘que o negócio saia do papel’. Neste modelo, não é necessário contar com pagamento de aluguel ou do ponto, investir em móveis e louças, ter grandes gastos com a conta de luz e água ou com a contratação de funcionários. 


Assim, a cafeteria móvel pode ser uma ideia para quem vai começar ou até mesmo ser uma variação da sua cafeteria. Neste aspecto, quem já tem um negócio de café estabelecido ainda sai na frente por já ter grande parte dos insumos e acessórios, além do conhecimento técnico sobre este tipo de venda. Ou seja, passa a ser uma nova forma de rentabilizar e aumentar o fluxo de caixa - especialmente em tempo de baixa de movimento.

Pontos de atenção


Apesar de todas estas facilidade que citamos, deve-se ter bastante atenção às questões legais como alvarás para funcionamento (já que este é um serviço diferenciado) e estar de acordo com as regras sanitárias e de manipulação de alimentos. 


E é claro que os cuidados para estruturar uma cafeteria móvel, no que diz respeito ao plano de negócios, devem ser os mesmos que se tem em uma cafeteria tradicional. Ou seja, para ter sucesso, não basta inspiração e criatividade, é imprescindível definir bem qual o formato e os objetivos. 


É sempre preciso estudar as condições de venda, os concorrentes, conhecer os fornecedores, o público consumidor e planejar muito bem as finanças para não correr riscos e ter lucratividade. Como falamos, que já está no ramo tem essa expertise e pode se adaptar mais rapidamente para este modelo de negócio.


Se tem dúvidas sobre este planejamento antes de abrir um negócio, vale a pena recorrer ao Sebrae, que é uma entidade de apoio a micro e pequenas empresas e tem várias formas de suporte para quem quer começar a empreender.

Ideias para inspirar sua cafeteria móvel 


Separamos algumas ideias que já estão rodando por aí e podem inspirar você a ter a sua. Dá uma olhada nesta seleção!


Café do Cão -  É um pequeno coffee cart, um carrinho sob duas rodas, onde são servidos café coado no método hario V60 moído na hora, acompanhados de cookies, brownies, biscoitos e as especialidades da casa, os bolos nos sabores fubá, cenoura, noz e uva-passa com canela. 


Café Fora da Lei - Coffee truck montado em uma pick-up Ford F75, ano 1979. São servidos espressos, extrações na hario V60, aeropress e french press, além de um cold brew próprio. O cardápio tem pães de mel, bem-casados, cookies, bolos e pães salgados.


Rua Coffee Roasters - O negócio funciona em um triciclo motorizado e já conta com duas unidades rodando pelas ruas. Oferece espressos, macchiatos, cappuccinos, mochas, chai latte, cafés gelados etc. No cardápio de comidas, pães de queijo, brownies, brigadeiro, bolo de cenoura, entre outros. 


Bio Barista Cafés Especiais - Aqui a estrela é uma Kombi 1974 adaptada e que trabalha apenas em eventos fechados. São vendidos espressos especiais e alguns poucos doces como muffins e brownies.


Oliver Brown Coffee Shop - Uma coffee bike super estilizada. Em uma estrutura enxuta mas super charmosa, são servidos espressos extraídos de uma pequena máquina de café italiana, acompanhados de pães, brownies e brigadeiros.


Bom, ideias não faltam! É usar da criatividade, planejar e vender cafés de qualidade! Ah, e se gostou do post, curta e compartilhe. Pode ter algum amigo seu esperando por uma dica como essa!

Compartilhe:

Comentários ()

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro.

Escreva seu Comentário