Você não adicionou nenhum item ao seu pedido

Total: R$ 0,00

em 13 Dez
  • Categoria: Receitas

Vem chegando o verão e a temperatura já está subindo. Mas não é por isso que vamos deixar nosso querido café de lado. Claro que os tradicionais espresso, coado, entre outros ainda são muito bem vindos. No entanto, que tal trocar a xícara pelo copo e experimentar um café gelado para refrescar?
Existem dois tipos de cafés gelados: o Iced Coffee e os Cold Brew. Muitos ainda fazem confusão e acreditam que as receitas são feitas da mesma forma. Não é bem assim. Há uma diferença fundamental entre eles: enquanto o primeiro é feito com água quente e depois resfriado, o segundo utiliza água gelada desde o início.

Vamos mostrar a forma de preparo destes cafés gelados para você fazer em casa e aproveitar todo o sabor das bebidas, sem passar calor!

Veja como preparar dois tipos de café gelado

Iced Coffee

Podemos dizer que o Iced Coffee, é um café “normal”, feito com água quente e depois resfriado. Por isso a receita básica é super simples de fazer. Você pode usar o coador ou a Chemex. Em ambos os métodos, basta colocar gelo no recipiente que vai receber a bebida e prepará-la como de costume. A diferença é que quando a café passa pelo filtro, ele cai no gelo e é resfriado imediatamente. 

Você só precisa tomar na hora, porque o gelo vai deixando o seu café aguado. Neste caso, uma dica é fazer o café com o dobro de pó. O ideal é que sejam utilizados 40g de pó, moído para filtro de papel, para cada 100ml de água filtrada.

Outra forma é preparar uma receita de café com leite gelado ou cappuccino temperado,  usando o liquidificador. Prepare seu café coado, na Chemex ou separe duas doses de espresso. Para o café com leite gelado, coloque leite e gelo; já para o cappuccino temperado, coloque também umas pitadas de canela. Bata tudo e pronto! Deguste seu Iced Coffee especial.

Cold Brew

O Cold Brew nunca é aquecido, é preparado desde o início em água gelada. Por não entrar em contato com altas temperaturas, este tipo de bebida é mais leve e adocicada, tem um menor nível de acidez e ainda retém mais a cafeína. Outro ponto é que por utilizar água na temperatura ambiente ou fria, esse método é bem mais demorado que o tradicional, feito com água quente, facilmente chegando a mais de 12 horas de infusão. 

A primeira forma de preparo é a seguinte:

 

- em um recipiente de vidro, misture o pó do café e a água e tampe;
- deixe o vidro repousando em um ambiente fresco e abrigado da luz do sol;
- se preferir, pode levar à geladeira, mas o ideal é que seja na temperatura ambiente;
- mantenha em infusão por no mínimo 12 horas; evite ultrapassar as 24 horas, para que o café não fique muito forte;
- filtre o café, com um filtro de papel;
- sirva imediatamente com algumas pedras de gelo ou leite.
 

O Cold Brew também pode ser feito na French Press e na Chemex. Veja como:
- French Press: coloque 140g do seu blend Café Cultura preferido no recipiente da cafeteira e, em seguida, os 500ml de água fria. Depois dê uma mexida para misturar o pó, coloque a tampa e deixe descansar na geladeira por 12 horas. Então é só pressionar o êmbolo para fazer o café e servir num copo com bastante gelo.
 
- Chemex: coloque cerca de 220g de gelo na Chemex e só então ajeite o filtro no recipiente. A partir daqui o método seguirá como de costume - pó de café e água quente. Coloque o café moído e despeje a água a uma temperatura de aproximadamente 90ºC. Espere a água terminar de passar pelo filtro, quando terminar o café já estará gelado para servir.
Gostou das receitas? Se quiser conhecer mais algumas, super especiais, a Brasitália preparou um livro com uma série de preparos deliciosos. E para encontrar cafés de qualidade e todos os outros produtos da Linha Essenza, é só dar uma passada na loja virtual ou no Empório Brasitália!

Compartilhe:

Comentários ()

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro.

Escreva seu Comentário