Você não adicionou nenhum item ao seu pedido

Total: R$ 0,00

em 07 Abr
  • Categoria: Aprendendo Sobre Café

Da primeira cafeteria à chegada ao território brasileiro, o universo da bebida é repleto de histórias fascinantes. Confira:


1- Do fruto cru a bebida

O café nem sempre foi consumido da maneira como fazemos hoje. Acredita-se que o grão tenha sido descoberto na região onde hoje é a Etiópia, por volta do ano 500, e o fruto era ingerido cru. Algumas vezes macerado ou misturado em outros alimentos para ser incluído na refeição. Foi apenas no ano 1000 que se descobriu a infusão, tornando o café uma especiaria que passou a ser consumida líquida.


2 - O vinho árabe

Imagine viajar para um país que você não conhece, e descobrir que os cidadãos de lá tem o hábito de apreciar uma bebida deliciosa! Foi assim da primeira vez que os europeus entraram em contato com a cultura árabe. Dizem que o café logo ficou conhecido como “o vinho árabe”. Isso porque a palavra teria origem no termo qahwa, que significa vinho.


3 - Chegada ao Brasil

A primeira muda foi trazida pelo brasileiro Francisco Palheta, que viajou à Guiana Francesa por volta do século 18 e lá foi presenteado pela esposa do governador local com algumas sementes de café. Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo.


4 - A bebida abençoada

Ao chegar à Europa, o café não foi visto com bons olhos por religiosos da época. Quem reverteu esse cenário foi o papa Clemente VIII (1592-1605), que não resistiu ao aroma delicioso e resolveu provar a bebida. Ele logo se apaixonou pelo sabor!


5- O café só perde para a água

O café é a bebida mais consumida pelo brasileiro, depois da água, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café. Está presente em mais de 90% dos lares. 


6 - Pai da aviação, filho do café

A aviação deve muito da sua história ao café. Todo mundo já ouviu falar em Santos Dumont, conhecido como “pai da aviação” por causa de sua invenção mais famosa, o 14 Bis. Mas, para chegar lá, Dumont precisou de muito apoio, que ele recebeu do pai, o produtor de café Henrique Dumont. A família do aviador possuía uma fazenda no interior de São Paulo, e os lucros vindos do café ajudaram a financiar os estudos de Santos Dumont. 


7 - Café ou divórcio

O café turco é um estilo particular, com sabor bastante concentrado. Apesar de não ser um dos principais produtores, a Turquia é reconhecida como um país onde a bebida tem enorme importância cultural. Para se ter uma ideia, uma lei estabelecida em 1475 pelo então Império Otomano permitia que as mulheres pedissem o divórcio caso os maridos não lhes dessem uma quantidade diária de café.


8 - Kiva Han, a pioneira

A Kiva Han foi a primeira cafeteria do mundo foi inaugurada entre os séculos XIV e XV, em Constantinopla, hoje Istambul, maior cidade da Turquia.


Fonte: G1.com

Compartilhe:

Comentários ()

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro.

Escreva seu Comentário